Blog da Realizze

Uma seleção de conteúdos que simplificam sua jornada de compra, venda ou locação de imóveis

Filtrar por categorias
Home / Decoração / Plantas naturais preservadas: o que são e como usá-las na decoração
blog
Plantas naturais preservadas: o que são e como usá-las na decoração
Por Caroline Scorsatto Marcon em 22 de Julho 2021

Ter plantas em casa traz frescor, conexão com a natureza e ainda ajuda a compor o décor, seja em vasos, arranjos ou mesmo jardins verticais. Porém, nem sempre o estilo de vida dos moradores permite criar uma urban jungle, o que abre espaço para o uso das plantas naturais preservadas em projetos de decoração.

“Cada planta é tratada com todo cuidado para manter aspecto, forma, textura e cor originais. Elas passam por um processo químico de preservação e de estabilização para que fiquem idênticas às espécies naturais”, afirma a arquiteta Marina Salomão, do Studio Mac. Trata-se de um tratamento complexo e longo, podendo demorar até 60 dias para ser concluído, segundo o paisagista Julio Sousa. 

 

Ele explica que, por se tratar de uma técnica originária da Europa, foi preciso passar por algumas adaptações para ser aplicada em espécies nativas do Brasil. Existem processos diferentes de acordo com o fabricante, mas o princípio básico constitui em substituir a água presente dentro das células da planta por uma substância inerte, por exemplo glicerina; posteriormente, são usados fixadores de coloração e estabilizadores, que devem manter as características naturais da planta.

Vantagens x desvantagens

Entre as vantagens, Julio cita a durabilidade: de acordo com o processo usado, esse tipo de planta pode durar até 12 anos, segundo os fabricantes. 

"Também são extremamente resistentes a oscilações de temperatura e ao ar-condicionado. Existem em tamanhos e condições diversas, desde arranjos delicados com poucos centímetros a árvores inteiras com 2,5 m de altura", enumera o paisagista. 

 

A principal desvantagem, de acordo com Julio, é seu custo, que pode chegar a até 10 vezes  o valor de uma planta viva. 

Cuidados

A arquiteta Flávia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes, do escritório Meet Arquitetura, que costumam incluir as plantas naturais preservadas em seus projetos de decoração, alertam que, por mais que sejam preservadas e não naturais, elas não podem ficar expostas ao sol para evitar alterações na cor.

Além disso, é importante mantê-las em ambientes internos e sem umidade. Ou seja, banheiros com chuveiro não são áreas recomendadas para o seu posicionamento.

Espaço ideal

Não há regras, mas as profissionais do escritório Meet indicam cantinhos verdes principalmente em varandasáreas gourmet e livings. É necessário apenas se atentar aos cuidados para que não percam a cor ou estraguem.

"Os jardins verticais são ótimos aliados no décor de ambientes, já que eles conseguem deixar qualquer espaço mais aconchegante e agradável", diz Marina. 

Manutenção

Como, naturalmente, as plantas preservadas acumulam mais poeira e outros detritos presentes no ar, a limpeza deve ser frequente e feita com um espanador. Julio recomenda uma higiene mais caprichada, feita por uma equipe especializada, a cada seis meses. "Às vezes, pode demandar um reparo ou outro, pois alguma folha pode quebrar por estar em uma passagem, por exemplo", finaliza Flávia.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2021/07/plantas-naturais-preservadas-o-que-sao-e-como-usa-las-na-decoracao.html

Compartilhar
Linkedin
Twitter
Linkedin
Twitter

  ÍNDICES ECONÔMICOS

INCC - PF MAR/2024
0,20%
INCC - PF MAR/2024
0,20%
Cub-PF MAR/2024
R$ 2.981,18
Cub-PF MAR/2024
R$ 2.981,18
IGPM MAR/2024
-0,52%
IGPM MAR/2024
-0,52%

© 2024 Realizze Negócios Imobiliários. Desenvolvido por Objetiva Software® by Sistema Gestor Imobiliária