Blog da Realizze
Uma seleção de conteúdos que simplificam sua jornada de compra, venda ou locação de imóveis
Alguns fatores trazem preocupações e incertezas quando a pauta é o mercado imobiliário de 2023, alguns deles são: mudança política, taxa Selic nas alturas e inflação que continua subindo. Porém, diante desse cenário, ainda se tem expectativas positivas para um bom ano na compra e venda de imóveis.
Primeiramente, porque a segurança que um imóvel possui é inquestionável diante do seu histórico de proteção ao patrimônio, principalmente nos momentos de crises.
Outro ponto, é a baixa nos juros no mercado, visto que a maioria dos economistas apostam que a taxa Selic (taxa que regula os juros no Brasil), tende a decrescer durante esse ano. Assim, facilita ao comprador que necessita de recursos financeiros junto ao Banco, bem como, os juros das aplicações bancárias diminuem, incentivando os investimentos a migrar para o ramo dos imóveis.
Há de se comentar também sobre o lado positivo do impacto da política no setor, sendo que o ano iniciou com a notícia de incentivo do governo federal ao Programa Minha Casa Minha Vida - MCMV, atualmente chamado Programa Casa Verde e Amarela – CVA, que aumentou o teto, ampliando a possibilidade de compra do primeiro imóvel.